Quais exames ajudam a diagnosticar a catarata?
- admdraallynekalaf
- 10 de fev.
- 1 min de leitura

O diagnóstico da catarata é feito por meio de uma avaliação completa com o oftalmologista. Alguns exames específicos ajudam a identificar e avaliar a gravidade da condição, garantindo um tratamento adequado.
1. Exame de acuidade visual: avalia o quanto a visão foi afetada pela catarata, medindo a capacidade de enxergar letras ou objetos em diferentes distâncias.
2. Exame de lâmpada de fenda: utiliza um microscópio especial para examinar em detalhes as estruturas do olho, incluindo o cristalino, onde a catarata se forma.
3. Tonometria: mede a pressão ocular, essencial para descartar outras condições, como o glaucoma, que pode coexistir com a catarata.
4. Exame de fundo de olho: avalia o estado da retina e do nervo óptico, garantindo que não haja outros problemas visuais.
5. Teste de sensibilidade ao contraste e ofuscamento: ajuda a identificar o impacto da catarata em situações de baixa luz ou com luz intensa.
Se você está notando visão embaçada, dificuldade para enxergar à noite ou sensibilidade à luz, agende uma consulta. Esses exames são rápidos e indispensáveis para cuidar da saúde dos seus olhos!
-
Allyne Kalaf
Médica Oftalmologista
CRM: 176608 │ RQE: 85997
Para agendamentos entre em contato pelo número (11) 98446-9988




